Esta foto está em preto e branco ou colorida? Imagem viraliza e divide os internautas

PUBLICIDADE

Um grupo de adolescentes tirou uma foto com uma tartaruga e a imagem viralizou nas redes sociais, causando grande polêmica. Esta poderia ser apenas mais uma entre tantas outras fotos compartilhadas, mas um detalhe chamou a atenção.

É que a foto foi feita em preto e branco, mas muitos internautas juram que estão vendo a imagem colorida. E quem está certo, aqueles que veem a foto em preto e branco, ou quem vê a imagem colorida? Na verdade, todos estão com razão, mas a foto está em preto e branco.

A questão é que foi usado um editor de imagens para inserir algumas linhas coloridas sobre a imagem e com isto o cérebro acaba se confundindo e acredita que é tudo colorido. Sendo assim, não é que a pessoa esteja enganada, ela apenas está acreditando na ‘falsa informação’ recebida do cérebro.

Tudo que vemos no nosso dia a dia é interpretado pelo cérebro e imediatamente ele precisa nos dar algum retorno e isto demora segundos. Se você vai atravessar uma rua, olha para o lado e vê um carro vindo em sua direção, imediatamente a imagem do veículo em movimento é enviada ao cérebro e ele retorna um aviso de perigo, fazendo com que a pessoa corra. Claro que tudo isso acontece rapidamente, pois se demorasse, a pessoa seria atropelada.

A postagem no Twitter que compartilhou a imagem já recebeu mais de 19 mil compartilhamentos e dezenas de milhares de curtidas, veja:

A pessoa que fez esta imagem, está compartilhando várias outras onde usa a mesma técnica. Às vezes são traços, em outras imagens são pequenos pontos, mas o efeito visual é sempre o mesmo.

Olhando bem entre os traços é possível observar que a foto é em preto e branco, mas quem olha rapidamente, tem a impressão de que é colorida.